A POBREZA MATA!

Cartaz Debate Pobreza

O Grupo Justiça e Paz da Comunidade Cristã da Serra do Pilar realiza no próximo dia 27 de fevereiro, pelas 21:30 horas, no Mosteiro da Serra do Pilar, uma reflexão e debate com Manuel Brandão Alves sobre “Acabar com a exclusão social e a pobreza: uma questão de Justiça e de Paz”.

Sabemos que a pobreza mata: os que nela perecem, a felicidade dos que sobrevivem, a vida social e o futuro de todos nós. Como disse Nelson Mandela, «A pobreza não é um acidente. … foi criada pelo  homem e pode ser removida pelas ações dos seres humanos» antes que se transforme numa imensa paisagem.

Pretendemos ir mais além, no debate: refletir e procurar caminhos e ações que permitam um desenvolvimento económico que contemple o combate contra a pobreza. «A necessidade de resolver as causas estruturais da pobreza não pode esperar. Os planos de assistência, que acorrem a determinadas emergências, deveriam considerar-se apenas como repostas provisórias» (Papa Francisco, Evangelii Gaudium).

Manuel Brandão Alves foi Professor Catedrático do ISEG, Universidade Técnica de Lisboa e Presidente da Associação Nacional de Direito ao Crédito. Integra o Grupo Economia e Sociedade (http://areiadosdias.blogspot.pt/) da Comissão Nacional Justiça e Paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *