Catequese de Infância

Quem somos?

Somos o Grupo de Catequese de Infância da Comunidade Cristã da Serra do Pilar. Neste momento, temos 6 grupos de crianças, do 1º ano ao 6º ano. Cada grupo tem 2 catequistas e alguns jovens que, prontamente, nos vão auxiliando.

Reunimos as crianças em sessão de catequese ao domingo, às 10H00, no Mosteiro da Serra Pilar, em algumas das antigas celas monásticas do Mosteiro crúzio de Santo Agostinho da Serra — hoje dito da Serra do Pilar —, simpaticamente cedidas pelo Quartel Militar que o ocupa. Às 11H00 cada grupo segue para a celebração dominical, entregues então as crianças a seus pais, quando isso é possível

De vez em quando, na sacristia, a celebração da Palavra faz-se à parte, presidida por alguém da Comunidade. Os Jovens ajudam-nos também a transmitir a mensagem de Jesus: e as crianças gostam muito. E quando o Tiago leva a viola ou a Laura ensina mais um cântico…! No início de cada ano pastoral escolhe-se um tema que depois, à sua maneira, é trabalhado por cada grupo, embora seja preparado com todos os mais. O deste ano é “Viver em Comunidade”.

Um dos pontos altos da nossa caminhada é a Festa da Catequese, que este ano será a 1 de Junho. Fazemo-la com toda a comunidade, familiares e amigos. A uns entrega-se — num gesto bem bonito! — o Pai Nosso, outros comungam pela primeira vez, a estes já se entrega a Bíblia, aqueles já fazem a Profissão de Fé. Festa global! É quase já costume também celebrar-se o Baptismo de uma ou mais crianças preparadas para tal durante três anos de catequese: recebem então no mesmo dia o Baptismo e a Eucaristia. A festa da Catequese atinge assim, no interior da Comunidade, uma dinâmica especial de que nos orgulhamos. E tudo o mais está em “1984 Catequese infância”- Assim, e como diz o nosso Presbítero Arlindo: “Somos um Povo a caminho”.

Fevereiro 2014

Ver mais:

1984: Catequese de Infância

Celebração das Crianças (2014-01-26)

Quando chegou ao hospital (Fevereiro 2014)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *