Grupo Coral

O CORO DA SERRA DO PILAR, a quem foi confiado o serviço de música, tem como missão a prestação de um serviço humilde e de grande simplicidade, tentando ajudar a dignidade de cada celebração, sem pretensiosismos, mas com beleza. É um grupo composto por cerca de 25 elementos, marcado por uma heterogeneidade de vozes e idades, mas que tenta dar o seu melhor para ajudar a comunidade a celebrar e a orar melhor.

A comunidade precisa da colaboração de todos nos seus diferentes serviços. A música é um deles. Em cada Domingo, mais do que com as vozes, é, sobretudo, com os corações que estas pessoas cantam. O nosso reportório é essencialmente litúrgico, para além de variado, incidindo em especial em peças dos compositores Fernando Lapa, Ângelo Cardita (o nosso maestro, que, embora ausente por motivos profissionais, continua a ser titular!) e Ferreira dos Santos. O coro tem como organistas o Samuel Pinto, que se encontra a estudar Música na Alemanha, e o António Pedrosa, que agora o substitui. Acompanham ainda o coro, com alguma regularidade, os flautistas André Rei e Gonçalo.

Tentamos, tanto quanto nos é possível, respeitar a Liturgia, muito especialmente o espírito e tema que o presbítero lhe pretende imprimir em cada dia da Páscoa semanal que celebramos todos os Domingos. O centro da nossa preocupação é a Páscoa anual, com especial incidência na Vigília Pascal, como a Mãe de todas as noites, a noite em que a Vida triunfou da Morte! Essa é a nossa meta e o nosso fim. Para ela tendemos e dela partimos cada Domingo.

Serra do Pilar, 2014.01.27

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *