Dia 1 | Segunda-feira

Eis que uma virgem conceberá
E dará à luz um filho,
Chamado Emanuel!

Evangelho de Lucas (Mt 1, 1-17)

Genealogia de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão:
Abraão gerou Isaac, Isaac Jacob e Jacob gerou Judá e seus irmãos;
Judá, de Tamar, gerou Peres e Zera;
Peres > Hesron, e este, Hesron, gerou Rame;
Rame gerou Aminadab; Aminadab > Nachon, Nachon gerou Salmon;
Salmon, de Raab, gerou Booz;
Booz gerou, de Rute, Obed, Obed Jessé,
e Jessé gerou o rei David.
David, da mulher de Urias, gerou Salomão
Após Salomão, a linha directa de geração foi esta:
Roboão, Abias, Asa, Josafat, Jorão, Uzias, Jotam, Acaz, Ezequias, Manassés, Amon e Josias; Josias gerou Jeconias e seus irmãos, na altura da deportação para Babilónia.
Depois da deportação, Jeconias gerou Salatiel e — em segunda linha de geração — foram nascendo Zorobabel, Abiud, Eliaquim, Azur, Sadoc, Aquim, Eliud, Eleázar, Matan, Jacob e Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo.

Eis que uma virgem conceberá
E dará à luz um filho,
Chamado Emanuel!

Meditação

A partir do dia 17 de dezembro, a liturgia recorda os trechos evangélicos que preparam os fiéis a compreender melhor o nascimento de Jesus. O primeiro desses trechos apresentado por Mateus (1,17) é o da genealogia, trecho que é muito diferente do de Lucas (3,23.28). Estas genealogias — segundo os costumes literários do tempo — não se pretendem ser listas de antepassados de um herói, mas sim associar a Bíos (a forma de vida) de um personagem (Jesus) a nomes que acentuaram o significado dessa vida que se pretendem destacar (por exemplo, Quintiliano, Tácito, Josefo…).
Os antepassados de Jesus, segundo o evangelho de Mateus, até nem são pessoas edificantes. Analisando detalhadamente, a genealogia situa Jesus num mundo em que os poderosos, ou seja, os dirigentes religiosos e políticos, continuam a apresentar resistência aos planos de Deus. O que situa Jesus “na condição humana”, tal como ele é, com bom e com mal, com o atraente e o repugnante. Nós, dos heróis e dos santos, fizemos “semideuses”; Deus não, em Jesus fez-se homem. Não é mais exemplar na vida ser-se um homem cabal?
Nesta genealogia aparecem quatro mulheres: Tamar (aramaica), Rute (moabita), Rajab (cananeia) e Betsabé, esposa de Urias (hitita). Nenhuma das quatro era judia. A exemplaridade de Jesus transcende fronteiras, culturas, religiões costumes… Jesus incarnou “na condição humana. Não numa cultura, não numa religião nem numa nação. Com frequência encontramos pessoas que nos falam com orgulho e vaidade da sua família, dos seus antepassados. Somos mais vaidosos que humanos. E isso dá pena.

(Castillo, José M. – La religión de Jesús, Bilbao: Desclée De Brouwer, 2018, p. 24)

 

Oremos (…)
Não deixes, ó Pai,
que o barulho dos dias que vivemos nos adormeça
e nos afaste das tarefas do Reino e do Mundo,
tão pouco dos gritos da dor e da pobreza.
Acorda-nos para as grandes tarefas,
recordando-nos as palavras com que
o teu Verbo que se fez carne
nos prometeu a glória da Graça;
e não permitas que a tua Igreja,
este povo de santos que reuniste,
perca o sentido da liberdade da fé.
O Senhor virá!
Ajuda-nos a passar pelas
alegrias da Graça e da Fraternidade,
recordando-nos o Caminho e as suas metas!
Ámen!

Eis que uma virgem conceberá
E dará à luz um filho,
Chamado Emanuel!