Elias

Washington Allston (1818)

Elias foi o maior profeta-não-escritor de Israel. Viveu no tempo do rei Acab (874-853 aC), que tinha casado com uma mulher estrangeira, Jezabel. A mulher deu-lhe a volta ao miolo e passaram os dois – e com eles o povo – a adorar Baal, um ídolo pagão, pondo de lado Iavé e a sua Lei. Para tudo ficar nos conformes, começaram a matar os profetas do Deus de Israel.

Elias foi então enviado a Acab a anunciar que Iavé ia mandar, como castigo, uma seca sobre Israel. Foi este o primeiro passo de uma luta titânica do profeta contra o culto idolátrico de Baal.

Baal era o deus das tempestades e da fertilidade. Portanto, no seu culto, a água tinha uma imensa importância: sem água, tudo morria. Não é, pois, de admirar que Baal e seus fiéis seguidores tenham tentado controlar eles [as águas d]a chuva. Mas Elias anunciou que, como castigo, não choveria em Israel. E foi verdade. No cap. 18,21-40 do 1º Livro dos Reis, relata-se a cena bíblica da luta final entre Elias, o profeta único de Iavé, e os profetas todos de Baal: o céu coberto de nuvens negras e espessas, ao que se seguiu um vento fortíssimo e uma chuva torrencial. Ao tempo, já havia Leslie´s! E Elias ganhou a contenda: “Iavé é que é Deus!” (1 Re 18,39). E ficou provado que os profetas de Baal eram uns zecas e o seu deus um zequinha.

Mas, ao lançar a maldição de uma seca sobre Israel, foi garantido a Elias que, a ele, nunca lhe faltaria a água, mas que os seus compatriotas pagãos nunca a teriam: Vai e esconde-te na ribeira Querit, um pequeno afluente do Jordão, que aí a água nunca te faltará. E eu providenciarei que os corvos te levem todos os dias, de manhã e à tarde, pão e carne (1 Re 17,3.5) – assim lhe prometeu Iavé.

Só quando a ribeira secou é que… o episódio de hoje.

Portanto, resultado?: “Iavé é que é Deus!”.

Nessa altura, já Elias estava hospedado em casa da pobre viúva que o acolhera, onde a pouca farinha, o nenhum azeite e a pouca água guardada numa vasilha nunca faltaram lá em casa. Os pobres têm destas coisas, do pouco fazem muito, contrariamente aos ricos, que quanto mais têm mais querem e mais estragam!

Nesta luta de Elias contra o rei Acab, a pérfida Jezabel tentaria matar Elias, mas acabou ela por morrer atirada de uma janela abaixo (2 Re 9,32-33).

Salienta-se a confiança do profeta no Deus de Israel, em Iavé, e a partilha de bens de dois pobres, uma viúva e um profeta na mó de baixo!

Numa cultura com muito mais de 2.000 anos, em que poetas e escritores tentavam explicar o mistério, mas impenetrável…, “Iavé é que é Deus!” (1 Re 18,39).

“O Novo Testamento entende que ’a fé’ são os ensinamentos básicos acerca de Jesus em que se fundamenta a nossa confiança” (Aquilino de Pedro)!

Arlindo de Magalhães, 11 de novembro de 2018