Esperança

Georgy Kurasov, “Annunciation” (2013)

A primeira leitura de hoje fala-nos da existência do caminho da tentação, tantas vezes percorrido e que torna as pessoas seres mais egoístas, inconscientes, maliciosas até. E quando se apercebem que este não é o verdadeiro caminho, aquele que Deus quer que façamos, sentem-se perdidas, angustiadas, culpadas.

Fala-nos de Eva, a primeira mulher, mãe de todas as pessoas! Sinal de Vida! Uma Vida que deve ser vivida em pleno, mesmo que por vezes seja atribulada, com falhas, com momentos menos positivos. Deus dotou-nos de capacidade para mudar o rumo e corrigir os erros.

No Evangelho temos Maria, a nova Eva, exemplo de humildade e de Fé: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Ser mãe, esposa, cristã, profissional, dona de casa, ser mulher nem sempre é tarefa fácil. Vivemos numa sociedade muitas vezes cruel, que nos fragiliza e nos deixa imensas questões para resolver, mas, com persistência, dedicação, humildade e capacidade de refletir no que somos e no que queremos ser, tudo se torna mais fácil.

Quando somos chamados a um serviço o nosso primeiro sentimento é de entusiasmo, mas também de receio, de não sermos capazes de cumprir com os objetivos a que nos propomos, mas, tal como Maria, devemos acreditar e superar os obstáculos.

Ser Cristã permite-nos olhar o mundo de forma diferente. Acreditamos num Deus que, através do seu filho Jesus, nos mostrou o quanto podemos ser humildes e generosos, colocando-nos ao serviço do próximo, que é, no fundo, uma forma de amar.

Participar na celebração dominical ajuda-nos a relembrar os princípios pelos quais nos queremos reger e é meio caminho para seguir em frente, carregando energias para o que aí possa vir.

Dando graças a Deus por fazer parte desta Comunidade, faço minhas as palavras de uma das nossas crianças da catequese (com 8 anos), que disse: “Ser Cristão é partilhar sem esperar recompensa”.

Que Deus ilumine o nosso caminho e nos ajude a ser humildes e capazes de o percorrer com Fé e esperança de que o amanhã seja sempre melhor!

Elsa Lopes, 8 de dezembro de 2018