Pe. Serafim Ascensão

O pe. Serafim, na visita do bispo Januário Torgal à Serra do Pilar.

No próximo domingo, 7 de junho, na eucaristia dominical, celebraremos em comunidade os 50 anos de ordenação presbiteral do pe. Serafim Ascensão.

Devido às condicionantes atuais, não terá lugar o tão desejado convívio após a celebração. Fica o sentido mais importante: o da amizade.

O pe. Serafim nasceu a 28 de outubro de 1944, e foi ordenado presbítero a 15 de março de 1970. Partilha atualmente a vida e o seu ministério na Comunidade de Emaús, no Porto.

«Passou por diversas paróquias da diocese do Porto, por nomeação de sucessivos bispos. Quase acabou “crucificado” na paróquia de S. Martinho do Campo, concelho de Valongo. Os grandes interesses da região não lhe perdoaram que ele sistematicamente extravasasse os ritos e as missas dominicais sem profecia e tivesse uma prática pastoral que abria os olhos às populações. Como Abbé Pierre, também ele gosta de olhar nos olhos as pessoas. E é incapaz de passar adiante, quando nos olhos delas decifra solidões e muitas dores ainda não escutadas, muito menos acompanhadas e curadas. Tanta simpatia (= sofrer com) só poderia ter um desfecho: trocar de vez as paróquias e as suas rotinas eclesiásticas pela Comunidade de Emaús, na Rua do Almada, na condição de companheiro entre companheiros. A tempo inteiro!» (in unicepe.pt)